Escola de Artes Visuais Parque Lage Reinvindicar

0 / 5

A Escola Agora

Com cerca de sessenta professores atuando em cursos e programas, de segunda a sábado, em três turnos, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, atende hoje a mais de 2.000 alunos – jovens estudantes, artistas, curadores, pesquisadores e outros profissionais ligados à arte. A EAV configura-se assim, como espaço aberto às mais diversificadas experiências artísticas. Cursos, palestras, seminários, exposições e festivais, que abrangem campos como o cinema, o vídeo, a música, o teatro, a dança e a performance, complementam o ensino de arte, tornando a escola um dos espaços de maior prestígio no Estado do Rio de Janeiro e no país. Tal posicionamento, uma conquista de quase quarenta anos de atividades ininterruptas, transformou a escola neste importante centro de formação e cultura que congrega diferentes linhas de pesquisa e formas de expressão.

Os Estranhos: Aula aberta de Guilherme Gutman. Agora na Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa

Nos últimos cinco anos, cursos gratuitos de iniciação à arte proporcionaram o acesso a jovens que, após processo seletivo, passaram a integrar os programas da escola. Além da concessão de bolsas, os investimentos do Governo do Estado e da Associação de Amigos da EAV foram responsáveis pela recuperação de salas, oficinas e da área verde do Parque Lage. Um projeto de reforma e restauração, com o patrocínio do Itaú Cultural, está previsto para 2015, com o intuito de recuperar o aspecto original dos edifícios e jardins, adequando espaços e criando novos usos para as áreas edificadas e jardins.

Com o Patrocínio da Petrobras, iniciam-se a catalogação e a digitalização do acervo de documentos históricos da EAV. O projeto Memória Lage busca também resgatar fotos, filmes, vídeos e outros documentos relacionados à escola, que hoje encontram-se dispersos em acervos particulares.

Estas ações, aliadas a uma programação que reuniu no último ano os principais festivais da cidade – o Panorama [dança e performance], o Tempo [teatro, performance e artes visuais] e o Multiplicidade [artes visuais e sonoras], fazem da EAV Parque Lage ponto de encontro privilegiado de todas as artes.

Legenda para a foto extra:Os Estranhos: Aula aberta de Guilherme Gutman. Agora na Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa

Informações

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ
Email: cursos.eavparquelage@gmail.com
Telefone: 21 2334-4088
Site: http://www.eavparquelage.rj.gov.br

Inscreva-se e Publique no LastroRegistre os artistas, curadores, pesquisadores, produtores e espaços.